A Moda

Moda é a tendência de consumo da actualidade. É composta de diversos estilos que podem ter sido influenciados por diversos aspectos. É uma forma passageira e facilmente mutável de se comportar e sobretudo de se vestir ou pentear.

Para criar estilo, os estilistas utilizaram-se de cinco elementos básicos: a cor, a silhueta, as tendências, a textura e a harmonia.

A moda é abordada como um fenómeno sociocultural que expressa os valores da sociedade – usos, hábitos e costumes – num determinado momento. Já o estilismo e o design são elementos integrantes do conceito moda, cada qual com os seus papéis bem definidos.

A moda é um sistema que acompanha o vestuário e o tempo, que integra o simples uso das roupas no dia-a-dia a um contexto maior, político, social, sociológico. Pode-se ver a moda naquilo que se escolhe de manhã para vestir, no look de um punk, de um skater e de um pop star, nas passarelas do mundo, nas revistas e até mesmo no fato que veste um político ou no vestido das avós.




Roupa

Roupa, também chamada de vestuário ou indumentária, é qualquer objecto usado para cobrir certas partes do corpo. São usadas por vários motivos: por questões sociais, culturais, ou por necessidade. Outros objectos que são meramente decorativos são chamados de acessórios, como por exemplo, sombrinhas, bolsas e mochilas.

O uso de roupas é considerado na maior parte do mundo como parte do bom senso e da ética humana, guiado por valores sociais, sendo considerada indispensável pela maioria das pessoas, especialmente em lugares públicos. Os materiais utilizados para a confecção das roupas podem ser naturais, tais como algodão, seda ou couro, ou sintéticos, tais como acrílico e outros.



O uso de roupas

O tipo de roupas usadas por uma dada pessoa varia consoante a região, a pessoa, o poder de compra, a religião, o conforto e o clima.


Conforto e decoração

No dia-a-dia, a maioria das pessoas usa roupas que são confortáveis na sua opinião. Muitas pessoas também usam roupas que as fazem sentir atractivas aos olhos de outras pessoas. Mesmo roupas cujo principal objectivo é proteger, como roupas de chuva, são feitas em cores e estilos diferentes. Muitas pessoas aceitam mudanças frequentes em estilos de roupas porque elas querem sentir-se atractivas vestindo a mais nova tendência. Por outro lado, outras pessoas acreditam que é errado o uso de roupas para mera decoração, e que, em vez da vaidade, as pessoas deveriam importar-se com problemas maiores.


Questões Culturais

Ao longo da história, diferentes civilizações vestiram roupas mais por motivos culturais, como decoração ou ornamentos, do que por necessidade.

Antigamente, o tipo de roupa usada era diferente em culturas diferentes, e era parte dessa cultura, passada de geração a geração. Mesmo actualmente, e na maioria das sociedades, incluindo a sociedade ocidental, roupas são usadas devido a alguma influência social e cultural. Apesar disso, com a vantagem da globalização, as roupas tradicionais ficaram cada vez mais esquecidas, sendo que cada vez mais pessoas usam roupas por questões de conforto ou necessidade.

Muitas pessoas vestem um certo estilo de roupas procurando serem aceitas por um grupo social. Isto acontece especialmente entre os adolescentes. Os membros destes grupos sociais, compostos de pessoas que possuem certos gostos em comum, tendem a vestir-se de maneira similar. Muitos desses adolescentes procuram vestir-se igual ou de modo parecido aos seus ídolos. Outras pessoas usam roupas como um modo de protesto ou propaganda. Inscrições, palavras ou frases podem aumentar o poder de choque destas maneiras de protesto.


Necessidade, identificação e clima

Pessoas também usam roupas por necessidade. Pessoas que lidam com materiais radioactivos usam roupas de protecção especiais, que cobrem todo o corpo, de modo a proteger a pessoa de perigosos raios electromagnéticos. Soldados usam roupas que buscam proteger o usuário, através da camuflagem.

Roupas usadas em certos ambientes da sociedade são padronizadas, para facilitar a identificação dos seus usuários e da sua ocupação. Por exemplo, crianças em muitas escolas usam uniformes para identificação da escola onde elas estudam. O tipo de roupa usada varia com as temperaturas da região. Temperaturas muito baixas requerem roupas pesadas que ajudam a isolar ou reter o calor de uma pessoa, enquanto em regiões quentes, roupas leves como camisa, top e bermudas são frequentemente usadas. Outras actividades que elevam a temperatura do corpo humano, como exercícios, pedem roupas leves e que ajudam o suor a evaporar são indicadas, por questões práticas.


Saber mais:

História da Moda

Principais fontes de pesquisa:

Wikipédia